Boas Vindas!!!
Sejam todos bem vindos ao blog . "Inovando a metodologia ".
Nele você encontrará diversos planos de aulas, todo elaborado com base no curso GESTAR II, relatos de experiência de sala de aula, tudo o que foi proveitoso no processo ensino x aprendizagem.
Então para você professor(a) especificamente na área de Língua Portuguesa sinta – se a vontade em observar e levar para a sua prática assim com eu pude comprovar o sucesso de todas as atividades postadas.
Cursista:
Ducilene Freitas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Relatório sobre o processo de elaboração do projeto " leia um livro e conte um conto"

RELATÓRIO SOBRE O O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO : “Leia um livro e conte um conto”, COM INDICAÇÃO DOS OBJETIVOS DIDÁTICOS, ETAPAS DE EXECUÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS.

O trabalho desenvolvido evidenciou-se num olhar voltado para o ensino de Leitura e Escrita, principalmente, no Ensino Fundamental. Dessa forma, procuramos desenvolver um projeto didático que tornassem as aulas mais estimulantes e significativas com o objetivo de resgatar ou despertar o interresse pela leitura, desvinculando-a da obrigatoriedade e associando-a ao prazer. Distribuído em oito etapas distintas; executadas no período de duas semanas de (10/11 à 24/11) nas aulas de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano 6,7 e 8 e nos 8º ano 5,6 e 7 do turno vespertino da Escola Municipal Elisiário Dias.
A primeira etapa foi de organizar o acervo coletivo oferecido pela biblioteca da escola. Iniciamos a segunda etapa no dia dez de novembro com uma conversa informal sobre “Contos de Fadas”, perguntando aos alunos quais eram suas historias preferida, quais eram conhecidas, como ficaram conhecendo... Em seguida, apresentamos a proposta do projeto, ou seja, sobre a possibilidade no final dos trabalhos fazermos uma apresentação em forma de peça teatral no pátio da escola, questionamos se era de interesse de todos participarem e discutimos sobre o que poderia ser atrativo aos olhos dos apreciadores. Para isso, firmamos o nosso compromisso de trabalho, elaboramos um cronograma agendando a data de todas as etapas para realização do mesmo e deixando claro que isso só seria possível se todos participassem.
Logo, na terceira etapa, apresentamos diversos Contos de Fadas para apreciação dos alunos, mostrando as diferenças em suas características; fazendo a escolha de um livro para a releitura do texto e da imagem, modificando o final do conto lido.Depois fizemos a socialização dos trabalhos logo após, foram abordadas algumas perguntas como: Quem são os personagens? O que acontece com eles? Onde tudo aconteceu? Quando aconteceu? Explorando assim, toda a narrativa com os alunos até que não restassem duvidas. Dando continuidade, falamos sobre os principais autores dos Contos, entre eles: Os Irmãos Grinm; Andersen; Perralt e Monteiro Lobato apresentamos pequenos cartazes contendo suas Biografias; mostrando-lhes que apesar dos tempos passados e das incríveis invenções criadas pelo homem, os Contos de Fadas continuam encantando crianças até hoje.
Na quarta etapa, distribuímos então, algumas atividades mimeografadas para ser debatida juntamente com a turma, trazendo os CONTOS para o mundo da atualidade, com questões do tipo: Se “Chapeuzinho Vermelho” fosse hoje levar doces para a vovozinha, quem ela poderia encontrar na floresta? Quem seria os lobos de agora? Quem seria os patinhos feios da nossa sociedade? Que alimento “Branca de Neve” comeria hoje que poderia fazer-la dormir eternamente? O que é BELO e o que é FERA no nosso mundo? Se Alice fosse hoje para o País das Maravilhas, como seria esse País? Quem seria “Pinóquio” hoje, se ele não tivesse desviado o caminho da escola? Que sapo as meninas beijariam hoje, que se transformariam em príncipes? Quem seriam as “Cinderelas” atualmente? Que relação poderíamos fazer sobre “Os três porquinhos” que não conseguiam viver sossegados em sua moradia porque o lobo não deixava? Questionamos sobre as interrogações dos contos como seriam hoje.
Passamos à quinta etapa, fizemos uma dinâmica para divisão dos grupos, onde eles escolheriam um conto para ser dramatizado em sala de aula, notamos uma empolgação diferente, deslumbrante que estava até então adormecida, fizemos as apresentações, deixando uma expectativa para a próxima etapa.
Na sexta etapa, combinamos democraticamente o Conto a ser apresentado pelas turmas, onde ficou distribuído da seguinte forma: O 7º ano 6 ficou com o conto: “Os três porquinhos”, o 7º ano 7 com: “Cinderela”, o 7º ano 8 com: “A bela e a fera”, o 8º ano 5 com: “Branca de neve e os sete anões”, o 8º ano 6 com: “Deu a louca nos contos de fadas” e o 8º ano 7 com A peça “ O encontro das princesas dos contos de fadas”, fizemos as atualizações dos contos à serem apresentados pelas turmas.
Passamos para sétima etapa, ficando na escolha de personagens, falas, figurinos, cenários, ensaios etc. A empolgação era tanta que alguns alunos se dispuseram a vir em outro horário para ensaiar suas falas, preparar os cenários.
Chegado o dia da culminância do Projeto, que aconteceu dia 24 de novembro de 2009, iniciando à 01h20min da tarde, onde toda a escola estava presente, começamos com as professoras: Ducilene, Doriana, Lana e Geozita descrevendo todo o percurso do projeto em forma de Cordel, e logo após as dramatizações dos contos, nesse momento acredito que foram descobertos novos talentos na escola, nossa Tutora Madeleine Crisóstomo estava registrando cada momento.
Em síntese, podemos afirmar que pela primeira vez durante muitos dos anos letivos lecionados nesta referida escola, percebemos os alunos tão engajados numa proposta educativa, demonstrando tamanha satisfação; isso só fortaleceu a idéia de que precisamos ampliar nossa prática docente e fazer das nossas escolas um ambiente prazeroso e dinâmico, onde possamos contribuir para a formação dos cidadãos letrados.

Maria Ducilene de Freitas

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho postado. Dá-nos a oportunidade de perceber um pouco do que foi o Gestar. Quero saber sobre as atividades desenvolvidas na quarta etapa. Obrigada!!

    Beijos Elisângela

    ResponderExcluir