Boas Vindas!!!
Sejam todos bem vindos ao blog . "Inovando a metodologia ".
Nele você encontrará diversos planos de aulas, todo elaborado com base no curso GESTAR II, relatos de experiência de sala de aula, tudo o que foi proveitoso no processo ensino x aprendizagem.
Então para você professor(a) especificamente na área de Língua Portuguesa sinta – se a vontade em observar e levar para a sua prática assim com eu pude comprovar o sucesso de todas as atividades postadas.
Cursista:
Ducilene Freitas

sábado, 26 de setembro de 2009

MEMORIAL DE AUTO AVALIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039

MEMORIAL DE AUTO-AVALIAÇAO

Maria Ducilene de Freitas

São Miguel-RN 16 de setembro de 2009

GESTAR II

O Curso Gestar II, veio para enriquecer minha prática docente. Assim como outros cursos que já participei, necessitam de estudos, planejamentos e aplicabilidade em sala de aula. Mas com empenho e dedicação sempre encontramos tempo para conseguir atingir o nosso maior objetivo, que seria aulas mais atrativas e com bons resultados na aprendizagem dos alunos. Para organizar melhor as atividades oferecidas pelo curso e planejar dinamicamente as aulas, sempre encontro com grupos de professores na parte da noite, já que durante o dia estou na ativa com os alunos. Fazemos um rodízio residencial, onde pelo menos duas vezes durante a semana nos reunimos para trocar experiências e estudar os módulos do curso.

Por considerar de grande importância para a minha profissão as oficinas que o curso traz, dedico-me o máximo, a fim de compreender a metodologia inovadora e atrativa, que podia ser comprovado no nosso dia a dia com os avançando na prática.

Para apresentar aos alunos as aulas planejadas, faz necessário diversos estudos, envolvendo os conteúdos programados, levando em conta o nível das turmas, sempre adequando os materiais específicos a cada aula ministrada, tornando um ambiente propício à aprendizagem em sala de aula, e assim conseguindo resgatar a participação e a cooperação dos alunos.

No desenvolvimento dos trabalhos, sempre encorajava os discentes a pesquisarem dentro e fora da escola sobre temas importantes que estudávamos, proporcionando a eles oportunidades para a realização de trabalhos individuais como também em grupos.

A participação da comunidade escolar era geralmente articulada com os professores da escola, com mais ênfase os da área de Língua Portuguesa, envolvendo-se em projetos comuns e troca de experiência entre os turnos matutino e vespertino, fazendo um entrosamento entre os alunos da escola, através de trabalhos expostos nas sala de aulas como também nos murais.

Procuro ler e entender alguns textos contidos nos módulos TPS E AAAS, respondendo as atividades e quando surgiam dúvidas faço as anotações necessárias para esclarecimentos durante os encontros presenciais.

Vejo o material do curso, como inovador, trazendo textos atuais, que interessam o nosso público alvo que são os alunos, deixando-os curiosos em desvendar os segredos da leitura, até o momento, em todos os avançando na prática realizado, percebi a mudança e o entusiasmo dos mesmos, só vejo como ponto negativo, a limitação de alguns materiais essenciais para ajudar a deixar nossas aulas mais dinâmicas.

Portanto, afirmo que, estávamos precisando urgentemente de um curso assim, atualizado nossa prática e deixando marcas positivas de conhecimentos para a vida, mesclando a aprendizagem aprender com prazer, formas, acredito que começamos a dar saltos para uma educação de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário