Boas Vindas!!!
Sejam todos bem vindos ao blog . "Inovando a metodologia ".
Nele você encontrará diversos planos de aulas, todo elaborado com base no curso GESTAR II, relatos de experiência de sala de aula, tudo o que foi proveitoso no processo ensino x aprendizagem.
Então para você professor(a) especificamente na área de Língua Portuguesa sinta – se a vontade em observar e levar para a sua prática assim com eu pude comprovar o sucesso de todas as atividades postadas.
Cursista:
Ducilene Freitas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TP4 - unidade 16 - oficinaO8 - Relato de experiência da aula "Profissionais do futuro"

RELATO DE EXPERIÊNCIA IV

Com base nos estudos realizados no 9º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, realizamos um planejamento coletivo da oficina 8 referente à unidade 16 do Caderno de Teoria e Prática 4 – TP 4, onde planejamos uma aula para ser aplicada no 8º ano 06 do turno vespertino de Escola Municipal Elisiário Dias.
Objetivando despertar no aluno o interesse e a reflexão sobre a profissão que pretende exercer e refletir a função sócio comunicativa da escrita, estruturamos um sequência de 06 aulas trabalhando com o tema transversal Educação e Trabalho envolvendo as profissões e o gênero textual A Carta.
Nas duas primeiras aulas iniciamos os nossos trabalhos com a audição da música “O Amanhã” de Simone, para promover o questionamentos sobre as expectativas em relação ao futuro, em seguida fizemos uma dinâmica envolvendo algumas profissões para organizar a formação de grupos e darmos sequência ao trabalho. Entregamos aos alunos uma imagem de crianças contendo os nomes de algumas profissões para realizarmos uma leitura de imagens e responder algumas questões referentes à mesma, onde iriam criar um cartaz com sentido apelativo em relação ao significado da imagem, que depois de concluído foi apresentado em sala de aula.
Nas aulas seguintes, começamos com um texto reflexivo (Assembléia na Carpintaria), para discutirmos sobre a importância e o valor de cada um e de cada profissão. Em seguida entregamos um perfil, onde os alunos fizeram um autorretrato relacionando com as profissões que pretendem exercer, logo após confeccionamos coletivamente um mural com o titulo “Profissionais do Futuro”.
No terceiro encontro com a turma do 8º ano 06 apresentamos um modelo de carta e de envelope contendo os itens necessários para sua produção, em seguida orientamos a produção de cartas a profissionais diversos, explorando ao mesmo tempo a forma e a funcionalidade da escrita de uma carta. Houve a socialização das produções pelos grupos, mostrando-nos o quanto os nossos objetivos foram alcançados.
Em fim, foi mais uma experiência de sucesso que o curso nos ofereceu, e que vamos acatar essas idéias e levar para nossa prática docente.

São Miguel, 03 de setembro de 2009
Maria Ducilene de Freitas

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

TP 4 – UNIDADE 16 – OFICINA 8
PLANO DE AULA
OBJETIVO:
• Despertar no aluno o interesse e a reflexão sobre a profissão que pretende exercer no futuro;
• Refletir a função sócio comunicativa da escrita.

CONTEÚDO:
• Profissões;
• A carta.

DURAÇÂO:
• 06 a 08 aulas.

PÚBLICO ALVO:
• Alunos do 8º Ano do turno Vespertino da Escola Municipal Elisiário Dias.

METODOLOGIA:
• Ouvir a música: “O Amanhã” de Simone para fazer uma análise do que os alunos esperam do futuro;
• Realizar uma dinâmica sobre as profissões para fazer a divisão da turma em sete grupos;
• Entregar a cada aluno uma imagem contendo desenhos de crianças que tem o nome de algumas profissões;
• Realizar a leitura da imagem no grupão;
• Orientar o grupo a responderem as questões propostas a partir da imagem (anexo 1):
• Apresentação da propaganda pelos grupos;

• Entregar aos alunos a reflexão; “Assembléia na Carpintaria” (anexo 2), discutindo sobre a importância e o valor que cada profissão possui;
• Entregar aos alunos uma imagem de perfil (anexo 3) para que eles confeccionem o seu autorretrato relacionando a profissão que pretende exercer para em seguida confeccionarmos um mural;
• Apresentação do mural e discussão sobre as profissões escolhidas (motivos pela qual escolheram determinada profissão, em quem se espelharam etc);
• Realizar a eleição de algumas das profissões escolhidas para orientar a escrita de uma carta a alguns profissionais das respectivas áreas;

• Apresentar um modelo de carta com o roteiro e itens necessários à execução da mesma;
• Orientar a produção da carta;
• Apresentação da carta.

• Convidar um profissional da área escolhida para vir a sala de aula fazer um pequena palestra sobre o futuro e escolhas profissionais.

AVALIAÇÃO:
• Participação e interesse;
• Análise das discussões;
• Produções escritas.

São Miguel, 27 de Agosto de 2009
Professoras Ducilene Freitas e Geozita Alves.


Anexo 1:
(música )

O AMANHÃ - SIMONE
Composição: João Sérgio
A cigana leu o meu destino
Eu sonhei!
Bola de cristal
Jogo de búzios, cartomante
E eu sempre perguntei
O que será o amanhã?
Como vai ser o meu destino?
Já desfolhei o mal-me-quer
Primeiro amor de um menino...
E vai chegando o amanhecer
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz...
Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...
Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Mas a cigana!...
A cigana leu o meu destino
Eu sonhei!
Bola de cristal
Jogo de búzios, cartomante
Eu sempre perguntei
O que será?
(O que será?)
O amanhã?
(O Amanhã?)
Como vai ser?
(Como vai ser?)
O meu destino?
Já desfolhei
(Já desfolhei!)
O mal-me-quer
(O mal-me-quer!)
Primeiro amor
(Primeiro amor!)
De um menino...
E vai chegando o amanhecer
Oh! Oh! Oh! Oh!
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz...
Como será amanhã?
(Como será?)
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...
Como será amanhã?
(Como será?)
Responda quem puder
(Quem sabe é Deus!)
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...
Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...(4x)

Anexo 2:

ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.
Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos.
Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.Ocorre o mesmo com os seres humanos.
Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades. Isto é para os sábios!

ANEXO 3











FOTOS:







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário