Boas Vindas!!!
Sejam todos bem vindos ao blog . "Inovando a metodologia ".
Nele você encontrará diversos planos de aulas, todo elaborado com base no curso GESTAR II, relatos de experiência de sala de aula, tudo o que foi proveitoso no processo ensino x aprendizagem.
Então para você professor(a) especificamente na área de Língua Portuguesa sinta – se a vontade em observar e levar para a sua prática assim com eu pude comprovar o sucesso de todas as atividades postadas.
Cursista:
Ducilene Freitas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Módulo I - TP4 - Relato de experiência texto "CAMPING"


SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Este relato refere-se à descrição da aplicação da terceira atividade do Avançando na Prática, sugerida no Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4 realizada com alunos do 8º ano 05 do turno vespertino da Escola Municipal Elisiário Dias – Ensino Fundamental.

A atividade escolhida traz o texto Camping, escrito em forma de diário e propõe que os alunos em duplas dêem sequência ao diário para apresentar uma conclusão para o texto.

Planejamos a atividade com o objetivo de levar os alunos a utilização de procedimentos que levem a estrutura do texto e realização da leitura como fonte de aprendizado. Nesse intuito, a atividade se deu a partir do texto e da sua interpretação como proposto na seção 2, unidade 15 do TP4, em que o texto é acompanhado de perguntas com funções e formas diferentes, que guiam os alunos à melhor compreensão e leitura do texto. A produção textual ficou por conta da atividade de dar continuidade ao diário, que foi apresentado em sala de aula, acompanhado de um desenho do camping fazendo a contradição, do inicio do diário (4 de Janeiro) e o mesmo camping no final do diário (6 de dezembro).

As produções ficaram bem interessantes, houve aquelas que levaram para o lado do humor, outras tentaram reverter a situação da destruição ambiental, algumas agravaram o problema a fim de mostrar a ação predatória do ser humano... Enfim, surgiram excelentes produções deixando bem claro a efetivação do objetivo que pretendíamos alcançar, o que nos leva à reflexão da importância de se trazer à sala de aula atividades significativas para os alunos, com objetivos palpáveis e bem elaborados onde o aluno sente o sabor do aprender e o professor a satisfação do ensinar.

São Miguel, 20 de Agosto de 2009

Maria Ducilene de Freitas


Anexos:

PLANO DE AULA


OBJETIVOS:

.Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.

.Propor aos alunos que dêem seqüência ao diário.



CONTEÚDOS:

.Leitura de texto reflexivo (Camping).

.Produção de texto escrito.

.Produção de texto ilustrado.


METODOLOGIA:

.Formar duplas para a leitura do texto “CAMPING”

.Questionar sobre o texto lido.

.Apresentar a importância do registro em diários.

.Orientar os alunos para a continuação do diário dentro do texto trabalhado.

.leitura dos registros feitos pelas duplas.

.Apresentação do texto ilustrado “CAMPING”: ANTES E DEPOIS.


VALIAÇÃO:

.Participação.

.Análise das apresentações.

.Produção escrita.



TEXTO CAMPING

4 de janeiro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüento mais essa cidade. 7 de janeiro. Querido diário:achamos um lugar maravilhoso para camping. É tão bonito que papai combinou com uns amigos para voltarmos. 11 de janeiro. Querido diário: foi fantástico. H avia mais de dez casais com crianças, apaixonados pela natureza. Limpamos um pouco o local, derrubamos algumas árvores e agora há mais espaço para todos. 22 de janeiro. Querido diário: o camping está cada vez melhor. O s vendedores ambulantes descobriram nosso acampamento e agora se pode comprar tudo lá. O número de famílias aumentou muito e já tem gente que nunca vi mais gorda. Já tem churrasqueiras e sanitários. 3 de fevereiro. Querido diário: conheci um amigo,Paulo. O pai dele é dono de uma farmácia e isso foi sorte porque sempre se precisa de quem entenda de saúde no mato. Ah, fizeram umas ruas pelo meio da floresta. Falam em instalar água e luz no camping. É mais conforto. 27 de fevereiro. Querido diário: instalaram água e luz. Em boa hora, porque o camping está tão grande que precisava mesmo. O s ambulantes decidiram que é melhor ficar fixo lá e montaram umas tendas que não fecham a semana inteira, de tanta gente que vai lá. Paulo disse que o pai dele vai botar um ambulatório lá. 8 de março. Querido diário:hoje eu resolvi conhecer o camping todo. Sabe, eu e o Paulo levamos mais de hora para percorrer o lugar. Acho que vem gente de toda a parte para aproveitar o clima e a paisagem. Assistimos a uma discussão por causa do espaço que virou briga. Felizmente, o camping tem polícia permanente e tudo se acalmou logo. Parece que vai haver um posto policial na área. N a zona nova do camping já tem um pessoal que em vez de barracas faz cabanas lá e estão passando temporadas inteiras sem sair da região. 2 de abril. Querido diário: tive uma surpresa, hoje. Tem telefone no camping. É só uma cabine da companhia telefônica, mas é possível que em seguida se instale uma central. Outra novidade: o pai do Paulo levou a farmácia dele pra lá. Fica na avenida principal e como tem muitas lojinhas e casas comerciais eles se reuniram e estão pedindo calçamento no camping. Depois da janta fomos à primeira sessão do cineminha do camping. 11 de julho. Querido diário: o banco do papai tomou uma decisão das boas: abriu uma filial lá e deu a gerência pro velho. Mudamos logo para uma casa alugada por uma grana sem fim (aqui tem especulação imobiliária também), meio longe mas confortável. O pessoal da associação de bairros elegeu papai como presidente. A reunião da posse não foi boa: todo mundo se queixou que não deu pra ouvir o discurso de papai por causa do barulho da construção do edifício do centro comercial (nove andares) ao lado. Ontem vimos uma barraca de lona. Incrível. 29 de julho. Querido diário: papai ficou irritado com o camping. Houve um engarrafamento na nossa quadra e ele não pode ir pescar. Talvez compre uma casa fora do centro. Fico longe do Paulo, mas há a linha de ônibus. Quem reclama são os caras dos arrabaldes; pra eles é difícil ter que vir até aqui onde tem padarias, lavanderias, oficinas, hospital etc. Começaram, aliás, a construção do aeroporto. E a central telefônica ficou uma beleza. 15 de setembro. Querido diário: li no jornal do camping que em breve teremos uma estação de tevê. Chega de ouvir só aquelas rádios com comerciais. Iniciaram uma campanha de plantar árvores e cuidar mais da água. Isso é bom pro camping. Conscientizar o povo, né? A polícia tem muito trabalho é com os marginais. Fora isso, nós acreditamos no progresso do Camping, como diz papai. 26 de outubro. Querido diário: Paulo trabalha numa firma metalúrgica. É a maior chaminé do camping. O trânsito está maluco. A vida aqui está cara. Fiz quinze anos. A poluição das indústrias incomoda. Vêm aí as eleições para prefeito do camping. Estão removendo vilas pobres inteiras para longe. Aconteceu um suicídio. Falta luz. O time do camping não entrou no nacional. Assaltaram outra vez o supermercado. 6 de dezembro. Querido diário: amanhã, vamos procurar um lugar para acampar. Não agüentamos mais essa cidade. Fonte:Fraga,J. G . In:Ficção. Rio de janeiro,n.16,abr.,1977.
Ducilene Freitas!!!!!

ESCOLA MUNICIPAL ELISIÁRIO DIAS – ENSINO FUNDAMENTAL
NOME:_______________________________________________N°
SÉRIE/ANO: _____ TURMA: ______ BLOCO: _____ SALA Nº: _____
TURNO: ______________ DATA: _____/_____/_____
Leia o texto a seguir depois responda o que se pede:
CAMPING
4 de janeiro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüento mais essa cidade.
7 de janeiro. Querido diário: achamos um lugar maravilhoso para camping. É tão bonito que papai combinou com uns amigos para voltarmos.
11 de janeiro. Querido diário: foi fantástico. H avia mais de dez casais com crianças, apaixonados pela natureza. A primavera está uma beleza. Limpamos um pouco o local, derrubamos algumas árvores e agora há mais espaço para todos.
22 de janeiro. Querido diário: o camping está cada vez melhor. O s vendedores ambulantes descobriram nosso acampamento e agora se pode comprar tudo lá. O número de famílias aumentou muito e já tem gente que nunca vi mais gorda. Os casamentos são sempre comoventes. Já tem churrasqueiras e sanitários.
3 de fevereiro. Querido diário: conheci um amigo, Paulo. O pai dele é dono de uma farmácia e isso foi sorte porque sempre se precisa de quem entenda de saúde no mato. E de quem entenda de Matemática também. Ah, fizeram umas ruas pelo meio da floresta. Falam em instalar água e luz no camping. É mais conforto.
27 de fevereiro. Querido diário: instalaram água e luz. Em boa hora, porque o camping está tão grande que precisava mesmo. O s ambulantes decidiram que é melhor ficar fixo lá e montaram umas tendas que não fecham a semana inteira, de tanta gente que vai lá. Paulo disse que o pai dele vai botar um ambulatório lá.
Fonte:Fraga,J. G . In:Ficção. Rio de janeiro,n.16,abr.,19
ATIVIDADES
1 – No texto há algumas frases impertinentes. Quais são elas?
2 – Quem você imagina que fez esse diário? Que elementos do texto lhe sugeriram isso?

3 - Que mensagem o texto apresenta?

4 – Apesar de ser uma situação cômica e fictícia, qual comparação que podemos fazer com nossa realidade?

5 – Você conhece algum lugar com características apresentadas do Camping do início do texto? É possível fazer uma previsão do que acontecerá com este lugar daqui dez anos?

6 – No texto original, o diário vai até o dia 06 de Dezembro. Escreva uma sequência para o diário imaginando o que irá acontecer e como será o final desse Camping:
8 de março


2 de abril


11 de julho


29 de julho


15 de setembro


26 de outubro


6 de dezembro


7 – Agora utilizando uma cartolina branca desenhe de um lado o camping no dia 4 de Janeiro e do outro o mesmo camping no dia 6 de dezembro:


CAMPING ANTES/
CAMPING DEPOIS


































FOTOS DAS APRESENTAÇÕES:



DUCILENE FREITAS


















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