PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O Relato refere-se à descrição da aplicação da atividade do Avançando na Prática, sugerida no Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5 realizada com alunos dos 7º e 8ºano do turno vespertino da Escola Municipal Elisiário Dias – Ensino Fundamental.
A formadora sugeriu aplicar um avançando na prática deste módulo, para as turmas de 8º e 7ºano, o Avançando na Prática escolhido foi o da página 93 do TP5, que aborda os aspectos relativos à Coerência Textual da Unidade 18, então preparei a aula a partir do mesmo.
Com os objetivos de caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais, verificando como se constrói a coerência nos textos e também de analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto. Fiz uma explanação oral sobre Coerência textual, em seguida, foram feito uns questionamentos, apontado diversos exemplos tanto na linguagem verbal e não-verbal sobre o assunto abordado, depois realizei uma dinâmica para divisão de grupos, entreguei gravuras diversas para que os mesmos pudessem analisar e produzir um texto coerente, baseado nos recortes recebidos, mesclando a linguagem verbal e não-verbal, observei empolgação nos alunos em realizar essa tarefa. A avaliação foi feita a partir da socialização nas atividades e das produções apresentadas pelos grupos.
Em linhas gerais a execução das atividades foram bem produtivas, deixando os alunos bem envolvidos e satisfeitos com as aulas, entusiasmados com as produções e interessados em deixar seu texto coerente, percebi também que no que diz respeito aos objetivos inicias, consegui alcançá-los, pois verifiquei que os nossos alunos foram capazes de compreender o assunto e expor as suas idéias de forma verbal e não-verbal com êxito. É claro que nem todas as produções foram como esperava, porém vejo que, com a continuidade de atividades semelhantes, onde os alunos têm satisfação e percebem-se como parte integrante de um objetivo maior, poderemos promover mudanças significativas nos nossos alunos.
São Miguel, 14 de setembro de 2009.
Ducilene Freitas
TP5 – COERÊNCIA TEXTUAL
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
.Caracterizar a coerência na interrelação entre textos verbais e não-verbais.
.Analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.
CONTEÚDOS:
.Leitura do texto: “Coerência textual”
.Gravuras diversas.
.Produção textual.
METODOLOGIA:
.Ler o texto: “Coerência Textual.”
.Propor ao aluno exemplos de textos na linguagem verbal e não-verbal.
.Realizar uma dinâmica para a divisão de grupos (
.Entregar gravuras retiradas de revistas (
.Orientar na produção de texto fazendo a mesclagem gravuraXtexto.
.Socialização das produções.
.Comentários sobres os trabalhos.
AVALIAÇÃO:
.Participação.
.Desempenho.
.Interação.
.Produção
Nenhum comentário:
Postar um comentário