Boas Vindas!!!
Sejam todos bem vindos ao blog . "Inovando a metodologia ".
Nele você encontrará diversos planos de aulas, todo elaborado com base no curso GESTAR II, relatos de experiência de sala de aula, tudo o que foi proveitoso no processo ensino x aprendizagem.
Então para você professor(a) especificamente na área de Língua Portuguesa sinta – se a vontade em observar e levar para a sua prática assim com eu pude comprovar o sucesso de todas as atividades postadas.
Cursista:
Ducilene Freitas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TP5 - Relato de experiência da aula "Coerência Textual"

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Rua: Sinhá Rego, 20 Centro – São Miguel – 59920-000 – Telefax: (84) 33532039

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O Relato refere-se à descrição da aplicação da atividade do Avançando na Prática, sugerida no Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5 realizada com alunos dos 7º e 8ºano do turno vespertino da Escola Municipal Elisiário Dias – Ensino Fundamental.

A formadora sugeriu aplicar um avançando na prática deste módulo, para as turmas de 8º e 7ºano, o Avançando na Prática escolhido foi o da página 93 do TP5, que aborda os aspectos relativos à Coerência Textual da Unidade 18, então preparei a aula a partir do mesmo.

Com os objetivos de caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais, verificando como se constrói a coerência nos textos e também de analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto. Fiz uma explanação oral sobre Coerência textual, em seguida, foram feito uns questionamentos, apontado diversos exemplos tanto na linguagem verbal e não-verbal sobre o assunto abordado, depois realizei uma dinâmica para divisão de grupos, entreguei gravuras diversas para que os mesmos pudessem analisar e produzir um texto coerente, baseado nos recortes recebidos, mesclando a linguagem verbal e não-verbal, observei empolgação nos alunos em realizar essa tarefa. A avaliação foi feita a partir da socialização nas atividades e das produções apresentadas pelos grupos.

Em linhas gerais a execução das atividades foram bem produtivas, deixando os alunos bem envolvidos e satisfeitos com as aulas, entusiasmados com as produções e interessados em deixar seu texto coerente, percebi também que no que diz respeito aos objetivos inicias, consegui alcançá-los, pois verifiquei que os nossos alunos foram capazes de compreender o assunto e expor as suas idéias de forma verbal e não-verbal com êxito. É claro que nem todas as produções foram como esperava, porém vejo que, com a continuidade de atividades semelhantes, onde os alunos têm satisfação e percebem-se como parte integrante de um objetivo maior, poderemos promover mudanças significativas nos nossos alunos.

São Miguel, 14 de setembro de 2009.

Ducilene Freitas

TP5 – COERÊNCIA TEXTUAL

PLANO DE AULA


OBJETIVOS:

.Caracterizar a coerência na interrelação entre textos verbais e não-verbais.

.Analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.


CONTEÚDOS:

.Leitura do texto: “Coerência textual”

.Gravuras diversas.

.Produção textual.


METODOLOGIA:

.Ler o texto: “Coerência Textual.”

.Propor ao aluno exemplos de textos na linguagem verbal e não-verbal.

.Realizar uma dinâmica para a divisão de grupos ( 04 a 05 alunos)

.Entregar gravuras retiradas de revistas (08 a 10 gravuras)

.Orientar na produção de texto fazendo a mesclagem gravuraXtexto.

.Socialização das produções.

.Comentários sobres os trabalhos.


AVALIAÇÃO:

.Participação.

.Desempenho.

.Interação.

.Produção

FOTOS:








Nenhum comentário:

Postar um comentário